Publicidade
Publicidade

A segurança é importante na vida de todos os indivíduos, com ela é possível garantir maior tranquilidade para o seu dia a dia. Existem serviços voltados para proporcionar proteção para as pessoas, os seguros se destacam nesta área, pois oferecem suporte aos seus clientes em determinados eventos e acidentes. Para aprofundar mais os conhecimentos sobre o tema, fizemos um guia completo sobre os tipos de seguros mais comuns no Brasil, confira abaixo!

O que são seguros?

Os seguros garantem indenizações ou cobertura em serviços essenciais e têm o objetivo de proteger a vida dos seus clientes e também o seu patrimônio. No contrato estabelecido com uma seguradora, você também pode incluir familiares, isto oferece segurança e tranquilidade para as pessoas que você mais ama. Em troca do valor pago para a empresa de seguros, o usuário recebe a proteção nas situações em que precisa de suporte como acidentes de carro, roubos, doenças, problemas em viagens, dentre outros.

Publicidade

Existem diversos seguros e eles realizam coberturas em áreas como saúde, residências, viagens, finanças e etc. Nesse artigo, você poderá acompanhar os tipos de seguros mais comuns no Brasil.

Publicidade

Mercado de seguros no Brasil

No Brasil, o mercado de seguros deve crescer acima de 11% em 2024, segundo a CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras). Ainda para 2024, o setor de seguros prevê o desenvolvimento de algumas iniciativas como “seguros inclusivos”, que são voltados para pequenos e microempreendedores, redução da judicialização e combate a fraudes em saúde suplementar e o fortalecimento da indústria.

De 2021 para 2023, a intenção do brasileiro em contratar seguros pessoais e previdência privada subiu de 53% para 57%, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi). O maior interesse dos entrevistados foi contratar plano ou seguro de saúde.

Publicidade

Com o setor em crescimento no Brasil, muitas empresas passaram a ofertar esses serviços e outras seguradoras ampliaram suas operações. Esse movimento beneficia os clientes, que podem contratar seguros de forma fácil e escolher o plano que mais se adequa às suas necessidades.

Publicidade

Por que contratar um seguro?

Seguros são boas opções para situações e eventos inesperados, o usuário tem direito ao suporte da seguradora mediante o pagamento de um valor. Cada tipo de seguro disponibiliza cobertura nos serviços voltados para a área escolhida.

Em momentos de adversidade, determinados serviços podem ter um custo elevado, o que dificulta o enfrentamento do problema. Porém, com os seguros é possível ter acesso ao suporte da empresa por meio dos pagamentos que são realizados anteriormente a utilização do serviço.

Antes de contratar um seguro é essencial realizar uma análise detalhada sobre as vantagens do plano escolhido. Além disso, é necessário verificar a credibilidade da empresa que oferece o serviço e também pesquisar mais sobre as avaliações e a experiência dos clientes com o atendimento da seguradora.

Ainda sim, com o seguro contratado é possível incluir familiares, o que possibilita maior segurança para aquelas pessoas que você mais ama.

Em resumo, os seguros são alternativas para quem procura maior segurança para o dia a dia, pois a cobertura oferecida possibilita maior tranquilidade nos momentos mais complicados da vida.

Tipos de seguros mais comuns no Brasil

O mercado de seguros no Brasil apresentou crescimento nos últimos anos e com isso o número de opções para os clientes também aumentou. As seguradoras podem oferecer serviços para áreas como saúde, viagens, finanças, residências e etc. Com isso, você pode conferir abaixo os tipos de seguros mais comuns no Brasil, para assim analisar qual se encaixa melhor com as suas necessidades.

1. Seguro Saúde

Saúde é uma das necessidades básicas do ser humano, esse tipo de seguro oferece tranquilidade para os seus usuários pois cobre despesas relacionadas à assistência médica, hospitalar, terapêutica e obstétrica. É uma boa alternativa para os momentos de emergência, que são os períodos de maior complicação para as pessoas.

No plano de saúde, o cliente paga um valor mensal para ter acesso aos benefícios, no entanto, com os seguros de saúde você paga apenas uma franquia quando utilizar determinado serviço. Ainda sim é possível que haja um reembolso parcial ou total pelo valor empregado. Logo, o seguro saúde é uma alternativa mais viável financeiramente.

Como todo seguro, é importante analisar as principais vantagens oferecidas, pois é preciso selecionar um seguro que te atende sem complicações na hora que você mais necessitar dele.

O seguro saúde cobre serviços como:

  • Emergência médica;
  • Terapias;
  • Internações e procedimentos cirúrgicos;
  • Serviços relacionados ao parto;
  • Especialistas (nutricionistas, odontologistas, fisioterapeutas, dentre outros).

2. Seguro de vida

É um dos seguros mais procurados e garante um reembolso para os familiares ou beneficiários que foram selecionados em caso de morte do titular. Ainda sim, esse serviço também proporciona assistência em outras situações como doenças ou invalidez.

É uma boa alternativa para aqueles que desejam oferecer uma segurança financeira para família ou pessoas próximas em caso de falecimento, ou seja, oferece maior tranquilidade para os beneficiários em um dos momentos mais complicados da vida.

Para garantir o melhor suporte para os beneficiários nessas situações é essencial realizar uma análise detalhada das características do seguro como valores, atendimento ao cliente, termos e condições, dentre outros.

Confira abaixo as coberturas que o seguro de vida realiza:

  • Morte natural ou acidental;
  • Auxílio funeral;
  • Doenças graves ou terminais;
  • Determinados gastos médicos;
  • Perda de autonomia em caso de doenças que impossibilitem o indivíduo de realizar atividades básicas do cotidiano;
  • Invalidez permanente total ou parcial por conta de acidente.

3. Seguro de veículos

Esse seguro é voltado para cobrir despesas relacionadas a acidentes, roubos, furtos e danos a veículos. Automóveis e motocicletas diariamente estão sujeitos ao risco de acidentes de trânsito, roubos e furtos. Por conta desse fato, os seguros de veículos estão entre os mais procurados pelos clientes.

Além disso, as seguradoras disponibilizam a possibilidade dos clientes personalizarem a cobertura do seguro de veículos de acordo com as suas necessidades. Isso oferece maior tranquilidade para os usuários do serviço, que podem adaptar o plano às suas particularidades, o que também pode viabilizar um preço mais acessível.

É importante que você escolha um serviço que ofereça assistência personalizada, bom atendimento ao cliente, bons termos e condições e também vantagens que te ajudem nas situações mais complicadas como acidentes.

Confira abaixo as principais coberturas do seguro de veículos:

  • Acidentes por colisão ou choque;
  • Roubo ou furto do veículo ou partes dele;
  • Danos materiais causados por terceiros;
  • Perda total ou parcial do veículo por explosão, incêndio, alagamento e etc;
  • Assistência com troca de pneu, hospedagem, carro reserva, reboque ou guincho, dentre outros.

4. Seguro Viagem

O seguro viagem é essencial para aqueles indivíduos que realizam viagens com frequência e buscam ter uma boa experiência, isto quer dizer, sem complicações para enfrentar situações inesperadas como acidentes.

O seguro viagem é direcionado para cobrir questões de saúde, danos materiais e morais, acidentes, dentre outros. É necessário que o cliente informe todos os detalhes à empresa de seguros contratada. As principais informações requisitadas são: destino, data e ida de volta, estadia e etc.

É uma boa opção para proteger também os seus familiares de situações inesperadas ao longo da viagem, ainda sim este tipo de seguro disponibiliza cobertura a viagens nacionais e internacionais, no entanto, os preços podem ser mais elevados para fora do país.

Confira as principais coberturas do seguro viagem:

  • Assistência médica e hospitalar;
  • Acidentes pessoais;
  • Medicamentos;
  • Hospedagem e alimentação;
  • Extravio ou atraso de bagagem;
  • Invalidez permanente por acidente;
  • Problemas na viagem como atraso e cancelamentos de voo;

5. Seguro residencial

O seguro residencial protege um dos bens mais importantes, a sua casa, contra riscos e ainda proporciona assistência com serviços de reparos para a casa e suporte técnico para eletrodomésticos.

Esse tipo de seguro também oferece cobertura para os bens que ficam dentro de casa. Você pode personalizar o plano escolhido com outros benefícios como cuidador de idosos e crianças, cuidados com pet e etc.

É preciso realizar uma análise detalhada das principais vantagens do seguro, para que assim você possa ter tranquilidade e conforto na sua casa. Os serviços de reparos são boas alternativas para enfrentar os pequenos problemas que aparecem no dia a dia.

Confira abaixo as coberturas do seguro residencial:

  • Danos causados por fenômenos naturais como granizo, raio, alagamentos, terremotos, deslizamentos de terra, dentre outros;
  • Furtos ou roubo de bens na residência;
  • Incêndio, explosão ou fumaça;
  • Quebra de vidros;
  • Pagamento de aluguel no período de realização dos reparos ou mudança por conta de estragos na residência.

Saiba mais sobre outros serviços de assistência relacionados a este seguro:

  • Profissionais especializados em reparos: chaveiro, encanador, eletricista, pintor e etc;
  • Suporte técnico com eletrodomésticos: geladeira, máquina de lavar, microondas, dentre outros;
  • Sistemas de segurança como câmeras, cerca elétrica e cofre.

6. Seguro de acidentes pessoais

O seguro de acidentes pessoais é voltado para oferecer segurança financeira para familiares e outros beneficiários em caso de morte do titular por acidente. É uma alternativa para quem está exposto ao risco no seu dia a dia.

Com ele, os beneficiários recebem uma indenização por conta da morte acidental do titular.

A diferença deste serviço para o seguro de vida é que ele não cobre morte natural, apenas acidental e danos causados por acidentes.

Confira abaixo as principais coberturas do seguro de acidentes pessoais:

  •   Morte acidental;
  • Invalidez permanente total ou parcial por acidente;
  • Auxílio funeral;
  • Gastos médicos e internação hospitalar por conta do acidente.

7. Seguro patrimonial

O seguro patrimonial é direcionado para aqueles clientes que precisam de proteção para um negócio ou de bens associados a ele. A cobertura do serviço é voltada para cobrir escritórios, restaurantes, indústrias, supermercados e etc.

Além disso, é possível personalizar o seguro patrimonial com serviços relacionados a mão de obra, segurança, limpeza, dentre outros.

Confira abaixo as coberturas do seguro patrimonial:

  • Roubo ou furto de bens
  • Incêndio, explosão ou fumaça
  • Impacto ou colisão de veículos e queda de aeronaves
  • Danos elétricos e hidráulicos

Esses são os tipos de seguros mais comuns no Brasil, eles são voltados para cobrir despesas inesperadas e oferecer suporte em momentos de dificuldade como acidentes, falecimento de familiares, problemas em viagens e etc. O mercado de seguros está em crescimento no país, o que possibilita o aumento da oferta de opções para os clientes. Seguros são alternativas para garantir uma vida mais segura e com menos complicações.