Publicidade
Publicidade

O que são startups e como elas funcionam? Com um modelo de negócio inovador e escalável, elas têm chamado muita atenção dos investidores na última década. Saiba o que são startups e como funcionam.

Na última década vimos o número de startups crescer de forma muito rápida no Brasil. Muitas têm sido tão bem-sucedidas que passaram a ser consideradas unicórnios brasileiros, ou seja, já são avaliadas em pelo menos US $1 bilhão. Mas você sabe realmente o que são startups e como elas funcionam?

Publicidade

Neste artigo, você vai saber mais sobre como funcionam, onde surgiram e quais são os maiores exemplos de startups brasileiras. Acompanhe a seguir.

Publicidade

Afinal, O que são startups e como elas funcionam?

As startups são empresas jovens que têm como objetivo desenvolver e lançar produtos ou serviços únicos.

Essas companhias nascem com um DNA de inovação e com foco em suprir as deficiências de alguns produtos ou em criar uma categoria totalmente nova de bens e serviços.

Publicidade

Dessa forma, elas mudam a maneira de fazer negócio de indústrias inteiras, e muitas ficam conhecidas por causarem uma disrupção no mercado em que atuam.

Publicidade

Como surgiu o conceito de startup

Embora não se saiba exatamente onde e como surgiu o significado do termo startup, o fato é que ele começou a ser usado para diferenciar as novas empresas de tecnologia que tinham um grande potencial de crescimento das empresas tradicionais.

Isso aconteceu no final dos anos 90, quando perceberam que existiam pequenas companhias que tinham um crescimento rápido e escalável e que naquela época eram associadas à tecnologia, como já foram o Google e o Yahoo.

As primeiras startups ficavam concentradas no Vale do Silício, na Califórnia. Era para lá que os empreendedores iam quando precisavam buscar financiamento para seus projetos.

Como as startups funcionam

A maioria das startups começam como uma ideia, até que ela seja desenvolvida e percebida como um produto, uma plataforma ou um serviço viável.

Depois de fazer muita pesquisa, elas precisam entender se de fato existe uma necessidade no mercado que ele pode suprir. No entanto, antes de fazer o lançamento, é necessário conseguir financiamento, o que pode acontecer através de empréstimo ou de investidores.

Ao contrário das empresas tradicionais, as startups visam criar um modelo de negócio totalmente novo. Outro ponto que as diferenciam é que as startups buscam criar ideias de forma muito rápida.

Basicamente, elas funcionam da seguinte maneira:

  1.     Encontram um problema para resolver ou necessidade para suprir;
  2.     Desenvolvem um plano de negócio;
  3.     Garantem financiamento para a startup;
  4.     Selecionam profissionais comprometidos para compor a equipe;
  5.     Encontram um lugar físico e online para a startup;
  6.     Desenvolvem uma estratégia de marketing;
  7.     Criam uma base de clientes e alimentam o relacionamento com eles;

Exemplos de startups brasileiras

Se as primeiras startups brasileiras surgiram nos Estados Unidos em meados dos anos 90, por aqui, esse modelo de negócio só começou a aparecer nos primeiros anos do século 21 e teve sua grande expansão a partir de 2010.

Alguns exemplos de startups brasileiras bem-sucedidas são:

Segundo dados divulgados no relatório Inside Venture Capital, só nos primeiros cinco meses de 2021, as startups brasileiras receberam mais de US $3,2 bilhões (cerca de R$ 16,25 bilhões) em investimentos, sendo que as fintechs foram as que atraíram a maior parte deles.