Publicidade
Publicidade

Com economia mista e participação majoritária do Governo Federal, o Banco do Brasil (BB) tem o marco de ser o primeiro banco a operar em território brasileiro, além de ser um dos maiores da América do Sul. O processo de formação de toda essa expertise e reconhecimento vem de uma história secular que acompanha a nossa história enquanto nação.

Esse texto vai trazer os principais aspectos desse caminho percorrido e trazer curiosidade únicas sobre a instituição. Antes disso, vamos lembrar que o banco do Brasil oferece uma ampla gama de produtos e serviços financeiros, como contas correntes, empréstimos, cartões de crédito, seguros, previdência, investimentos e gestão de recursos. Também atua como um agente financeiro do Governo Federal, com atuação em políticas públicas e programas sociais, culturais e ambientais.

Publicidade

O Banco do Brasil é uma instituição financeira sólida com mais de 200 anos de história e grande presença no mercado financeiro brasileiro. O Banco possui uma ampla rede de agências e canais de atendimento, como internet banking e aplicativos para celular.

Publicidade

Como surgiu o Banco do Brasil?

Com os ventos da mudança na acelerada mudança europeia do século XIX, em maio de 1808 chega ao Brasil, a família real, forçada a atravessar o oceano e buscar refúgio. Em outubro do mesmo ano, o príncipe regente Dom João, depois Dom João VI, determina a criação do primeiro banco no país, o Banco do Brasil, para fomentar o comércio e a economia.

Quase dez anos depois, em 1817, o Banco do Brasil realiza a primeira oferta pública de ações do mercado de capitais brasileiro e, em 1819, constrói a primeira bolsa, no Rio de Janeiro. Anos mais tarde, com a volta de D. João a Portugal, os recursos depositados foram retirados e a primeira fase do Banco chega ao fim, e a instituição se alia à caminhada do território brasileiro como nação independente, em meio a problemas financeiros devido à queda de preços de produtos produzidos no país.

Publicidade

Em 1829, o Banco começou a oferecer empréstimos a agricultores, e em 1853 passou a conceder crédito para a compra de imóveis, anteriormente somente atuava com financiamento do comércio. Nos anos seguintes, a instituição acompanhou as mudanças na economia brasileira com a expansão da produção agrícola e a industrialização, além da abolição da escravidão e a entrada dos trabalhadores assalariados.

Publicidade

Muito anos depois, já entre a década de 1920 e 1940, o Banco do Brasil expandiu e criou filiais por todo o território nacional, além de filiais fora do País. Nos anos de 1960, o Banco passou a ser um dos principais instrumentos da política econômica do governo federal, com o financiamento de grandes projetos de infraestrutura, como a construção de estradas, portos e hidrelétricas.

Em 1986, o Banco do Brasil passou a ser uma sociedade de economia mista, com ações negociadas na Bolsa de Valores. A partir de 1990, a instituição passou por um processo de modernização, com a informatização de serviços e a abertura de novas agências e canais de atendimento. E quando chegou no seu terceiro milênio, nos anos 2000, aderiu à internet banking e o autoatendimento personalizado.

Casal curioso

Curiosidades da trajetória do BB

Por ser a primeira instituição bancária, o Banco do Brasil acompanhou todos os momentos de crise nacional e internacional, viu guerras e mudanças profundas na economia, além de ter sido responsável pela emissão da moeda nacional e participar da maior troca de moeda física já realizada no mundo.

Em 1863, o Banco do Brasil passou a ser o único emissor de moeda do território nacional, como uma forma de centralização e evitar fraudes. Alguns anos depois, deixou a tarefa que passou a ser atribuição da Casa da Moeda. Outra curiosidade é que em 1994, com a introdução do Real, o Banco do Brasil substituiu toda a moeda circulante no território nacional.

Seguindo as ânsias da liberdade, quatro anos após a Proclamação da República, em 1893, o Banco do Brasil se funde com outras instituições e passa a ser o Banco da República do Brasil. Em 1905, voltou a ser somente Banco do Brasil.

Em sua trajetória o Banco do Brasil também se fez presente na história mundial. Com a crise de 1929 e as fortes mudanças políticas em todo o mundo, em 1937, o Banco do Brasil começou a captar recursos da previdência privada. Em 1941, o Banco inicia sua expansão internacional e inaugura a primeira agência no exterior, em Assunção, Paraguai. Já na Segunda Guerra Mundial, o Banco do Brasil acompanhou as tropas brasileiras à guerra, abrindo escritórios em Roma, Nápoles e Piemonte, em 1944.

Serviços que o Banco do Brasil oferece para os clientes

Um dos maiores bancos da América do Sul, o Banco do Brasil conta com uma cartela diversa de serviços para seus clientes. Confira abaixo os principais:

  • Conta corrente, salário, poupança e outras: utilizada para receber pagamentos, fazer pagamentos, transferências e movimentações financeiras em geral.
  • Cartões de crédito e débito: opções que permitem ao cliente fazer compras à vista ou parceladas, no caso dos de crédito, com programas de pontos e descontos em estabelecimentos parceiros.
  • Empréstimos, financiamentos e consórcios: oferece empréstimo pessoal, crédito consignado, antecipação de recebíveis, financiamento de veículos, de imóveis e de projetos, além de financiamento rural e de energias alternativas.
  • Investimentos: opções de investimento em renda fixa e variável, como poupança, CDB, LCI, LCA, fundos de investimento, ações e outros.
  • Seguros: opções de seguros, como de vida, de automóveis, residencial, entre outros.
  • Previdência: oferece planos de previdência privada.
  • Câmbio: oferece serviços de câmbio comercial e turismo.
  • Serviços empresariais: oferece soluções financeiras para empresas, como financiamento de capital de giro, financiamento de projetos, cartões corporativos, entre outros.
  • Internet banking e aplicativos: oferece serviços móveis bancários online para consultar saldos, fazer transferências, pagar contas e investir.

Quais são os cartões de crédito do Banco do Brasil?

Logomarca do Banco do Brasil

Entre um dos serviços mais utilizados, após a abertura de contas, estão os cartões de crédito e débito. O Banco do Brasil oferece uma ampla variedade de cartões de crédito e débito, com características e benefícios específicos:

  • Ourocard (Clássico, Gold, Universitário e Platinum): é o cartão de crédito tradicional que oferece acúmulo de pontos, descontos em lojas parceiras, acesso a promoções exclusivas, seguro de proteção de compras, entre outros.
  • Ourocard Elo (Elo Mais e Elo Grafite): cartão de crédito nacional com bandeira própria, que oferece descontos em diversos estabelecimentos, como cinemas, restaurantes, teatros e lojas, além de outros benefícios, como seguro de proteção de compras e programa de fidelidade.

Empréstimos e financiamentos oferecidos pelo Banco do Brasil

O Banco do Brasil também oferece diferentes modalidades de créditos para atender às necessidades de seus clientes. Como empréstimos e financiamento:

  • Empréstimo pessoal: a modalidade de crédito em que o cliente recebe um determinado valor de dinheiro para ser pago em parcelas fixas.
  • Crédito consignado: é um tipo de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento do cliente.
  • Financiamento de imóvel: é possível adquirir um imóvel residencial ou comercial, novo e usado, pagando em parcelas mensais, com opções variadas de juros.
  • Financiamento de carro: é possível adquirir um automóvel, novo e usado, pagando em parcelas mensais, com opções variadas de juros.

Dinheiro - Empréstimo

Entenda os planos de previdência do Banco do Brasil

Os planos de previdência privada são uma opção para as pessoas que desejam complementar a aposentadoria recebida pelo INSS e garantir uma renda extra na aposentadoria. São duas modalidades oferecidas:

  • Plano de Contribuição Definida (VGBL): o cliente escolhe o valor que deseja contribuir e como esse dinheiro será investido, sendo que o valor acumulado é convertido em uma renda mensal.
    Plano de Benefício Definido (PGBL): o cliente contribui com uma quantia fixa todo mês e, ao se aposentar, recebe uma renda mensal previamente definida.

Impacto social: o que importa pra você é o que vale para nós

Com o lema ‘o que importa pra você é o que vale para nós’, o Banco do Brasil trabalha com diferentes projetos de impacto social. Com o propósito de trazer diversidade e ser relevante em todos os momentos da vida da população brasileira, os valores da instituição são: proximidade, eficiência, inovação, compromisso com a sociedade, integridade e diversidade.

Hoje, o Banco do Brasil tem projetos na área da cultura, esportes para jovens e adultos, além de ações de sustentabilidade, apoio e incentivo a novas tecnologias e inovação. Assim como nosso cotidiano e nossa história, a instituição segue vivendo e trazendo novidades que acompanhamos de perto.