Publicidade
Publicidade

O que é call e put? Como elas funcionam? Seja você um investidor novo ou já experiente, certamente que já se deparou com os termos call e put. E, ainda assim, você já deve ter se perguntado o que é call e put e como elas funcionam. Esses termos figuram no mercado de opções e são bastante utilizados em negociações. 

Diferente da compra e venda de ações, eles fazem parte da negociação do mercado de opções, onde há o direito de fazer isso em data futura, com o preço atual. Para facilitar, vamos explicar melhor nesse artigo cada um dos termos e como eles funcionam no mercado. 

O que é call e put? Como elas funcionam?

Publicidade

Está em dúvida sobre o que é call e put? Como elas funcionam? De uma forma simples, além dos negócios do mercado de ações, existe um espaço de negociação conhecido como mercado de opções. Nele, é negociado o direito da compra e venda das ações disponíveis na bolsa de valores. Quando você adquire, não está investindo em ações da empresa, mas garantindo que poderá fazer isso futuramente com o mesmo preço de hoje.

Publicidade

Ainda será possível adquirir opções que ajudem, futuramente, a vender suas ações com o mesmo preço do presente, mesmo que registre valorização ou queda de cada uma delas. Ou seja, a compra de opções protege o investidor de ter de pagar no futuro um valor maior do que o que está sendo negociado hoje, ou de receber um preço abaixo no caso de venda.

No mercado, as opções de compra são conhecidas como call, enquanto as opções de venda são chamadas de put.

Publicidade

Você pode operar esse tipo de operação (derivativos) com diversas ações, seja ela uma blue chip ou small cap.

O que significa call no mercado financeiro?

Conhecemos como call a opção que indica que o investidor tem o direito de comprar uma ação pelo preço de contrato inscrito no momento do acordo firmado. Ou seja, independente de como a ação esteja no futuro, você pode adquirir pelo preço de hoje.

Publicidade

É importante dizer que a negociação desse ativo não implica em uma obrigatoriedade para o investidor, que tem uma opção de compra. Você tem um prazo para decidir se vai ou não comprar determinadas ações. Você garante essa opção e pode ou não comprar. 

Durante a compra de uma call option, o investidor fica sabendo qual é o ativo-objeto de onde deriva a opção de compra, o preço pré-estabelecido e o prazo máximo que ele tem para exercer seu direito.

O que é call e put? Como elas funcionam? Quando comprar call?

Geralmente um investidor investe na compra de uma call quando ele tem a crença de que o valor das ações vai subir em pouco tempo. Com isso, ele garante ações mais caras por um valor menor, gerando um lucro para ele. Com isso, ele se prepara para fazer essas compras e garantir o melhor preço dentre as ações.

Ou seja, é um negócio que exige estudo e estratégias para que o investidor realmente possa fazer um negócio que seja valioso para ele. 

Venda de call 

Para que a venda de call aconteça, existem diversas variáveis que podem influenciar nos resultados dessa transação, e é preciso ficar atento. Isso evitará de perdas nos valores investidos. 

A venda de uma call deve ser feita observando todos os marcos e fatores do mercado, que farão com que as ações valorizem ou não. Com isso, se torna interessante ao investidor se existir uma ameaça de desvalorização das ações de onde deriva a call. Ou seja, com isso, mesmo que as ações caiam, é possível ganhar dinheiro com os derivativos.

O que é put?

No mercado, chamamos de put o derivativo que dá ao proprietário a opção de vender suas ações pelo preço estipulado durante a compra da opção, ainda que os títulos venham a se desvalorizar. Vale ressaltar que aqui também não existe a obrigação de fazer valer o contrato, apenas a possibilidade e o direito, afinal, é uma opção.

A compra de uma put option, então, indica ao investidor que ele tem a possibilidade de vender seus títulos de um ativo-objeto por um preço predeterminado, desde que a compra se efetive no prazo estabelecido.

Quando comprar put

O principal objetivo de uma put é manter o preço atual de venda de uma ação para que seu proprietário possa vendê-la com aquele valor, ainda que aconteça variação em sua cotação na bolsa.

O investidor que faz a venda de uma put abre mão do seu direito de venda do ativo-objeto com o preço estipulado no contrato, mas fica com o prêmio – que é como o mercado chama o valor pago pela compra de opções.

Da mesma forma que acontece com a call, a venda de uma put é uma interessante estratégia para quem acredita que haverá uma desvalorização das ações e, assim, não quer perder dinheiro. Você tem a possibilidade de garantir pelo menos o valor atual e as derivações do contrato.

Como diferenciar uma call de uma put

Então, diante disso tudo, fica a dúvida: qual a diferença entre uma call e uma put? Como posso diferenciar os dois termos dentro do mercado financeiro? 

As duas opções têm como objetivo manter o preço atual das ações em um futuro próximo. A diferença é que a call dá ao investidor o direito de compra de uma ação, enquanto o put é a opção que garante o direito de venda das mesmas ações.

Vale a pena investir em opções?

Agora que você já sabe o que é call e put e como elas funcionam, é importante saber que o valor de mercado dos derivativos pode variar por diversos fatores até a data final. Ou seja, diversos fatores podem valorizar ou desvalorizar as ações na bolsa. Então, é importante ficar atento a todos os detalhes antes de fazer esse tipo de investimento.

Para quem já tem certo conhecimento sobre finanças e investimentos, o mercado de opções pode ser um ambiente repleto de oportunidades. Mas, da mesma forma, existem riscos. Por isso, é importante que você saiba que pode ganhar ou não com o mercado de opções. 

Como vantagens, podemos ressaltar que há um investimento de maior risco, mas pode trazer grandes ganhos para o investidor. Além disso, é possível utilizar calls e puts para trazer maior segurança para as suas operações. Pode ser uma ótima opção para proteção de capital em meio a crises.

Por outro lado, existe toda a questão da mudança do mercado. 

Então, aqui a resposta correta é estudar o mercado, entender o seu funcionamento e investir onde você acredita ter mais segurança. 

Com isso, o mercado de opções pode ser uma excelente opção e você certamente vai proteger seu capital, investindo em ações que lhe darão um bom retorno.