Advertisements
Advertisements

Confira 05 dicas infalíveis para livrar das dívidas em 2023

O tempo está passando rápido demais e já estamos caminhando para o meio do ano. Você ainda não conseguiu regularizar seus débitos e está negativado? Não se desespere, hoje nós do Nexo Crédito trouxemos um artigo especial para você. Acompanhe!

Como sair do vermelho e quitar as dívidas?

Primeiramente, o termo “sair do vermelho” se refere a pessoa que está endividada ou sem dinheiro. Portanto, está pessoa não tem mais como gastar dinheiro. A expressão é muito utilizada para dizer que uma pessoa não tem crédito, ou não tem condições de arcar com mais obrigações.

Publicidade

Sabe aquele ditado que diz “nada cai do céu”? Ele faz todo sentido quando se vê em um cenário de dívidas. A força de vontade deve estar presente para sair dessa situação. Então, anote aí as nossas

Publicidade

5 dicas essenciais para sair do vermelho ainda em 2023

1 – Mapeie os seus gastos, dívidas e os juros: O conceito neste ponto é bem simples é você entender a sua situação financeira, tudo que você gasta, quanto está sendo retirado da sua receita e como suas dívidas tem impactado em seu orçamento. Só tendo essas informações detalhadas que você irá conseguir montar um plano de ação para sair do vermelho ainda em 2023.

2 – Analise as prioridades: Separe as dívidas por categoria, dando prioridade pelas que rendem mais juros e as que fazem parte da sua subsistência como contas de água e luz. Após esse filtro, dê sequência nas contas que podem gerar um dano maior, por exemplo, financiamento da casa ou do carro, que pode ser penhorado pelo banco ou financeira.

Publicidade

3 –  Negocie suas dívidas: Se o seu nome encontra-se nos bureaus de crédito, você deve procurar a instituição que consta o débito, a fim de encontrar uma negociação justa para que essa conta seja quitada de forma que fique confortável dentro do seu planejamento. 

4 – Tenha uma renda extra: Pode acontecer de você listar os débitos e encontrar-se em um dilema: Seus ganhos são menores do que precisa para arcar com as dívidas. Se este é o seu caso, procure novas formas de monetizar. Se liga nessas dicas.

Publicidade
  • Motorista de aplicativo: Caso tenha carro ou procure alugar um de forma que consiga compensar as despesas.
  • Passeador de cachorros: Essa é uma função que tem crescido muito nos últimos tempos, afinal, os cãezinhos fazem parte da família e os papais de pet se empenham em oferecer o melhor para o seu filho e patas. 
  • Qual o seu dom? Seja fazendo aquele brigadeiro que todos elogiam, um pudim que faz sucesso nos almoços de domingo, ou até mesmo um artesanato que você faz com suas habilidades manuais, encontre o seu talento e monetize isso.

Seja criativo. Existem dezenas de formas de aumentar a sua renda mensal. Se possível, envolva sua família. Juntos será possível sair das dívidas e ainda começar a construir uma reserva de emergência para futuros imprevistos.  Há casos em que a renda extra deu super certo e virou a principal fonte de renda de uma família. 

5 – Evite novas dívidas e tenha um planejamento: Será que aquela saída do fim de semana vai impactar no orçamento? Aquela blusa na promoção é a hora certa de comprar? Essas perguntas podem mudar a sua forma de consumo e te ajudar a ter um maior controle financeiro. Após se organizar para sair do vermelho é hora de pensar em uma reserva de emergência, tente economizar ao máximo e crie o hábito de pagar boletos a si mesmo, uma ótima forma de juntar dinheiro e ter uma reserva em caso de contratempos. 

Viu só como algumas mudanças é possível sair do vermelho ainda em 2023? Siga as nossas dicas e livre se das dívidas  que andam tirando o seu sono.