O futuro governo informou que pretende disponibilizar um cartão de saque para os beneficiários do Bolsa Família 2023, para facilitar a movimentação da transferência de renda. Confira nesse artigo as novidades.
Como funciona o cartão Bolsa Família?
A criação do cartão pelo Governo do Brasil é simplificar o acesso ao benefício, para que as pessoas possam ter o dinheiro na conta de maneira rápida. Para isso, criou um cartão de débito, que além das compras, podem ser cadastradas as contas correntes em débito automático e fazer saques. E o cartão é gratuito.
Para receber o benefício, basta indicar uma conta no Cadastro Único, plataforma que centraliza o cadastro dos beneficiários de programas sociais.
O atual cartão, chamado Auxílio Brasil, adotado em julho, permite fazer compras no comércio e sacar dinheiro na Caixa e na rede Banco24horas e todos os usuários podem movimentar o seu benefício pelo app Caixa Tem e pelo Pix.
Porém, atualmente o cartão atende apenas a 8,5 milhões dos 21 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil, de acordo com a Caixa. Faltam ainda 12,5 milhões de pessoas. Além disso, quem não tem celular, acesso à internet ou não sabe mexer com o app, precisa sacar o dinheiro no banco ou na lotérica.
As informações que constam no cartão são as seguintes:
- Identificação do Programa Auxílio Brasil
- Número do cartão
- NIS do Responsável Familiar (RF)
- Nome do RF
- Validade do cartão
- Número da conta
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa
- Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania
- Bandeira do Caixa Aqui
- QR Code
- Bandeira do banco 24Horas
- Bandeira da Elo ou Visa
Desvantagens
O custo do atual cartão é alto. Conforme a Caixa, a emissão do Cartão do Programa Auxílio Brasil custa R$ 14,24 por unidade, e o valor é custeado pelo Ministério da Cidadania. Caso fossem emitidos 12,5 milhões de cartões, o valor total seria de R$ 178 milhões.
Novidades do Bolsa Família 2023
Atualmente, a transferência do valor do benefício é paga automaticamente em conta poupança social digital de cada beneficiário. No Caixa Tem, o Bolsa Família 2023 poderá ser usado para pagar boletos através do código de barras, fazer transferências e pagamentos via Pix e QR Code, além de compras com o cartão de débito virtual.
Como o cartão será enviado?
O cartão será enviado pelos correios no endereço cadastrado no Cadastro Único, juntamente com o porta-cartão, que contém informações sobre o cartão, como por exemplo:
- Funcionalidades do cartão
- Como cadastrar a senha do cartão
- Condicionalidades do programa
- Calendário de pagamento do programa
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa
O cadastramento da senha poderá ser feito nas agências da Caixa, nas lotéricas e através do aplicativo Caixa Tem, a partir da opção “Auxílio Brasil” e depois “Criar senha do cartão”.