Buscando a sua recomendação...

Banco Central: o que é e tudo que você precisa saber

Você sabe o que é e o que faz o Banco Central do Brasil? E quais suas responsabilidades? Leia este artigo e entenda mais sobre essa instituição tão importante.

Com certeza você já ouviu falar do Banco Central do Brasil, não é verdade? Mas, afinal, o que você realmente sabe sobre essa instituição tão importante para o nosso país?

Embora muita gente não conheça o BC com maior profundidade, saiba que ele tem um impacto muito grande na vida de todos nós.

Por exemplo, ele é quem regula a taxa Selic, que influencia todas as outras taxas de juros. Logo, isso influencia a demanda por bens de consumo, os preços, os investimentos etc. Enfim, a vida cotidiana de todos os brasileiros é muito impactada pelas ações desta instituição.

A tarifa dos bancos comerciais como os que você usa todos os dias também são de responsabilidade do BC, assim como o câmbio, a circulação de moeda e muitas outras ações.  

Então, se você quer entender mais sobre o que é o Banco Central, como ele funciona, quais são as suas funções e alguns fatos bem curiosos sobre o ele, continue acompanhando este artigo.

 

O que é o Banco Central do Brasil?

O Banco Central de um país é a instituição que tem como tarefa principal regular o volume de dinheiro e de crédito da economia, com o objetivo de garantir a estabilidade do poder de compra da moeda nacional.

Por isso, a declaração de missão do BCB é “Garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.

Ele é uma autarquia, ou seja, é autônomo em suas funções e não responde a nenhum outro órgão público.

 

Como surgiu o Banco Central do Brasil?

Nem sempre o BC foi essa instituição considerada autônoma e com tantas responsabilidades como as que tem hoje.

Antes de ser considerado o “Banco dos Bancos”, como é agora, as funções de autoridade monetária eram descentralizadas.

Suas funções já foram responsabilidade do Banco do Brasil, da Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), do Tesouro Nacional, do Banco do Brasil e da Casa da Moeda.

O Banco Central do Brasil foi criado em 1964, e no ano seguinte deu início às suas atividades. Porém, apenas em 1985 houve a separação de funções e de contas do BC, Banco do Brasil e Tesouro Nacional.

Já 1988 ficou marcado como o ano em que a instituição assumiu de forma exclusiva a competência da União para fazer emissão de moeda.

Quais são as funções do Banco Central do Brasil?

Esta costuma ser uma dúvida bem comum: afinal, o que o Banco Central faz? Entender isso é um dos passos pra se perder o medo de investir.

 

Confira a seguir as suas principais responsabilidades:

1 – Manter a inflação sob controle

Este é um objetivo fundamental do BC, afinal, quando os preços estão estáveis, o valor do dinheiro é preservado e, consequentemente, o poder de compra do Real também.

Ou seja, a política de juros do Banco Central é o que controla a inflação no Brasil.

 

2 – Assegurar que o sistema financeiro seja sólido 

Lembra da missão do BC que vimos agora a pouco? Pois bem, garantir a solidez do sistema financeiro, ou seja, assegurar que haja dinheiro suficiente para arcar com seus compromissos e de forma eficiente está entre os principais deveres do Banco Central do Brasil.

 

3 – Ser responsável pelas contas do governo

 Consegue imaginar o tamanho desta responsabilidade? O BCB é responsável por deter as contas mais importantes do governo. Além disso, ele também é o responsável por manter as reservas internacionais do país.

 

4 – Monitorar outros bancos

Não é à toa que o Banco Central do Brasil se autodenomina como “Banco dos Bancos”. Afinal, todas as instituições financeiras do país precisam manter uma conta no BCB, e todas elas são muito bem monitoradas, garantindo que exista dinheiro em caixa para o cumprimento das obrigações – assim como resgates de, por exemplo títulos de renda fixa.

 

5 – Emitir moedas

Outra função importante do Bacen é garantir que o dinheiro em espécie em circulação seja fornecido de forma suficiente para a população.

Quais são os serviços oferecidos pelo Bacen para a população?

Além de ter suas principais responsabilidades como vimos, você sabia que o Banco Central do Brasil também oferece diversos serviços para os cidadãos, para as instituições supervisionadas e para os analistas de mercado?

 

Aqui vamos listar alguns dos que podem ser mais úteis para você:

Educação Financeira

Através do portal Cidadania Financeira a população tem acesso a diversas informações que ajudam a entender como exercitar seus direitos e deveres e gerenciar seus recursos financeiros.

Lá você pode encontrar vídeos, cartilhas, cursos e outros materiais sobre planejamento financeiro, investimentos etc.

Calculadora do Cidadão

A Calculadora do Cidadão ajuda a fazer simulações de operações do cotidiano financeiro.

Pretende fazer uma aplicação, um investimento ou empréstimo? Essa ferramenta pode te ajudar!

Taxas de câmbio

Outros serviços disponibilizados pelo Banco Central são as cotações de moedas e os boletins de taxa de câmbio.

 Você também consegue converter moedas de vários países, verificar e exportar relatórios por períodos.

 

 Onde fica o Banco Central?

Uma curiosidade recorrente a respeito do Banco Central do Brasil é sobre a sua localização.

Bem, a resposta é que existem nove unidades do BCB em algumas das capitais do país, como: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

Já a sede do Bacen fica em Brasília, e coleciona alguns fatos incríveis a seu respeito.

Por exemplo, você sabia que a área subterrânea construída é maior do que a área que fica acima da superfície? Os seis subsolos do Banco Central ocupam uma área de cerca de 10 mil m², onde ficam os cofres do Tesouro Nacional.

Além disso, outro fato interessante é que a arquitetura do prédio sede foi inspirada numa moeda antiga chamada Dobrão do Império, de 1725. O projeto foi idealizado pelo arquiteto Hélio Ferreira Pinto.

Bem interessante, não acha?

Então, agora você já sabe o que é, como funciona e quais são os serviços e as principais funções desta instituição tão importante que é o Banco Central do Brasil.